sábado, 29 de novembro de 2008

Uns folgam, outros jogam. Haja decoro




Na altura própria, escrevi no blog www.bolas-projogo.blogspot.com o texto abaixo,

Muito estranho o adiamento do jogo Estrela x Porto. Se o Estrela não pode invocar qualquer razão para o pedido de adiamento, já o Porto beneficia dele. A nível competitivo fica em vantagem sobre os outros competidores uma vez que evita a carga de jogos que os outros cumprem, deixando para data conveniente o jogo em causa. Não se compreende que quem manda no futebol autorize estes expedientes de lesa-parceiros. E com que fundamentos?
Fala-se de leis, regulamentos, etc. e tal, para gerar equilibrios competitivos, mas ficam sempre buraquinhos por onde alguns teimam, com êxito, em escapar.
Independentemente, deste aspecto, na óptica meramente competitiva, há um outro, no minimo gerador de suspeições. É o facto, sobejamente conhecido, da falta de dinheiro para pagar salários aos jogadores, com que se debate o Estrela. Ora um pedido de adiamento em tais condições e para um jogo, com um clube vezeiro no uso de uma série de truques para levar a água ao seu moinho, deveria merecer às autoridades desportivas uma explicação convincente sobre as razões do adiamento em causa. E depois dizem que querem acabar com o clima de suspeições que existe no futebol...

Tudo isto a propósito, da leal concorrência que deveria existir na disputa da Liga de futebol e não existe.
E porquê?

O FC Porto foi jogar à Turquia, depois de ver adiado o seu jogo da Liga. Foi folgado. Jogou na terça-feira e volta a jogar na segunda.
Por sua vez, o Benfica, cumpriu o calendário, teve lesões prejudiciais à equipa nesse jogo, jogou na quinta-feira e volta a jogar na segunda.
Não é necessário grande esforço, para se chegar a duas conclusões.
1 - O Porto foi, é, o clube beneficiado.
2 - O Benfica, nesta comparação, foi o clube prejudicado.

Entretanto já apareceu (após adiamento) o dinheiro para pagar aos jogadores do Estrela. E os jogadores do FC Porto continuam a ter aquilo que os de mais nenhum clube da Liga usufrui, descanso para os jogos de risco. É sempre a aviar. Em lugar dos apitos, surgem sempre novidades, tipo sacar cartas da manga, para intrujar outros, enquanto os responsaveis pelo futebol, andam a contar qualquer coisa, menos estrelas.

2 comentários:

Hugo disse...

Amigo Courato,

Aproveito para o felicitar pelo seu espaço! Qualquer espaço que lute em prol dos interesses do nosso clube é sempre bem-vindo.

E este texto está muito interessante! A podridão do sistema continua viva e de boa saúde para mal da verdade desportiva!!!

E o que mais me custa é a brandura da comunicação social perante estas e outras situações. Algo está mal dizem, mas nunca procuram abordar o caso a sério...

De qualquer forma, a nossa grandeza é e tem que ser superior a tudo isto...

Por isso, hoje, vamos tentar voltar à liderança que nos foge desde há uns anos...

Saudações benfiquistas,

courato disse...

Amigo Hugo,
A coisa correu mal contra o Setúbal. Ainda estou para perceber a razão daqueles dois golos do adversário. Infelicidade do Quim. Mas penso que no próximo fim de semana a subida ao primeiro não vai falhar.
Preocupa-me muito a questão da verdade desportiva. E muito a propósito a não validação do 3º golo nem o 2º amarelo ao jogador do VS, deixa-me perplexo.
Claro que a grandeza do nosso GLORIOSO faz-nos adivinhar grandes momentos, iguais ao passado vivido em glória. O pior já passou.
Até breve.